A Farinha de Mandioca

A Farinha de Mandioca 

Da mandioca obtém-se a farinha e o polvilho. Naquela época, era plantada a mandioca brava (herdada dos índios) que era tóxica e exigia cuidados para o seu consumo. Ela foi progressivamente sendo substituída pela mandioca comum que não contém a toxidez da primeira. 

Colhida manualmente é transportado por carro de boi até o engenho. Lá, das raízes são retiradas, as partes lenhosas e feita uma limpeza grossa. Em seguida são colocadas no descascador, um cilindro giratório feito de ripas de madeira pregadas a intervalos regulares, com aproximadamente um metro de diâmetro e uma tampa longitudinal para a colocação e retirada das raízes. Na parte superior uma calha furada espalha água, continuamente, sobre toda a extensão do descascador. 

Após descascada e lavada, a mandioca é despejada num gamelão, quando são retiradas as partes da casca que não foram removidas. Em seguida são levadas ao sevador (constituído por uma base defronte a uma roda coberta por lâmina metálica crivada de orifícios de rebordos arrebitados) onde, colocadas uma, duas ou três raízes de cada vez, são transformadas em massa. 

A massa é colocada num recipiente com tela no fundo, sobre um gamelão. É adicionada água para a retirada do polvilho. Retirado o polvilho, a massa é colocada no tipiti (uma espécie de cesto cilíndrico extensível, feito de palha, com uma abertura na parte superior) e levada à prensa com fusos que são girados manual e periodicamente (de duas em duas horas, aproximadamente) para a extração da umidade. 

Relativamente seco, o bolo é retirado do tipiti, desfeito e peneirado, quando então, a massa é levada para a secagem num tacho de cobre¹, sob fogo moderado. A hélice (pá do forno formado por duas pontas e um rodete embutido) mexe a farinha até o ponto certo, ditados pela experiência do operador. 

Pronta a farinha, ela é estocada no paiol para consumo ou comércio. 

O descascador, o sevador e a hélice para a secagem são movidos pela roda d’água. 

Conta Raulino Reitz que já em 1835, na colônia São Pedro de Alcântara havia muitos engenhos movidos a água e que o uso da energia hidráulica foi uma iniciativa dos colonos alemães, pois até então os engenhos eram tocadas a boi ou a mão (chama-rita). 

____________
¹O mesmo usado para fazer o melado da garapa.